Adaptação Climática
- Infoverde Sustentabilidade
- 24 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
Você já ouviu falar em adaptação climática?
Nos relatórios do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) e na política nacional sobre mudança do clima, este termo é definido como o processo de adaptação ao clima atual ou esperado e seus efeitos. Em outras palavras, já não basta apenas reduzir os impactos das mudanças climáticas; precisamos agir agora para nos adaptarmos e sermos resilientes diante dos efeitos que já estamos sentindo.
Eventos extremos, como as recentes chuvas no Sul do país, ondas de calor quebrando recordes históricos e secas severas provocando queimadas, são exemplos claros da urgência desta adaptação.

Envolve:
Políticas públicas integradas para promover a adaptação climática;
Diminuir desmatamentos, recuperar áreas degradadas e aumentar áreas verdes, especialmente nas cidades;
Eficiência na previsão de eventos extremos com resposta rápida para enfrentamento de desastres naturais que serão mais recorrentes.
Melhor gestão dos recursos hídricos para prevenir enchentes e garantir o abastecimento durante secas;
infraestruturas resilientes que suportem eventos climáticos extremos;
Educação e conscientização da população.
Importante lembrar que esses efeitos não são sentidos de forma igual por todos. Populações mais vulneráveis e a intensa desigualdade social devem ser consideradas e priorizadas nos planos estratégicos de adaptação climática.
Os desafios são complexos e exigem intervenções multissetoriais com abordagens sistêmicas. No entanto, as medidas de adaptação climática representam necessidades do aqui e agora !
Comments